!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Transitional//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-transitional.dtd"> Calma Penada: Dois Galos, Um Poleiro

Calma Penada


«O optimismo é uma preguiça do espírito». E. Herriot. + «Uma assombração que se preza não pode ser preguiçosa. Buuuh!». O Fantasma do Misantropo.


quarta-feira, abril 26, 2006

Dois Galos, Um Poleiro

Não compreendo esta onda que grassa na imprensa de atribuir a Comunicação ao Mundo do Sr. Al-Zarkawi, leader dos oponentes aos EUA e à sua filial que em Bagdad governa, como visando marcar pontos quanto à chefia da luta dentro das fronteiras iraquianas. Uma declaração filmada não resolveria coisa alguma nesse domínio, muito mais do pelouro da bala e da bomba. O que me parece evidente é que ele visa mais alto: encabeçar o prospectivo movimento federador dos grupos terroristas islamistas a nível universal. O Sr. Bin Laden fez-se filmar, dizendo que ia «passar a atacar os povos e não só os governos»? O Sr. Zarkawi responde, poucos dias depois, mostrando-se ainda mais radical, garantindo que matará «todos os cruzados e os seus cúmplices». A distinção não é inoperante, já que se propõe eliminar os traidores, mesmo dentro do espaço muçulmano, único campo que Bin Laden, pelos vistos, ainda restringe aos dirigentes. Mas claro que a consequência será outra. Zarkawi está conformado com guerra em duas frentes, contra o Ocidente e contra os Xiitas. Bin Laden, apesar de desinteligências do passado, não quer cortar cerce toda a hipótese de entendimento com aqueles.

sustos0 Sustos:

Add a comment