!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Transitional//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-transitional.dtd"> Calma Penada: Populismo Visto de Frente

Calma Penada


«O optimismo é uma preguiça do espírito». E. Herriot. + «Uma assombração que se preza não pode ser preguiçosa. Buuuh!». O Fantasma do Misantropo.


sexta-feira, abril 28, 2006

Populismo Visto de Frente

O populismo costuma ser temido pela acção negativa que possa desempenhar a sua conecção com o eleitorado, abjurando coerências doutrinais e, o seu oposto, respostas pragmáticas e rotinas institucionais em exclusivo proveito da relação directa do caudilho com a massa. Na nova coligação polaca o que se teme é, pelo contrário, que o oportunismo se manifeste, na pessoa do Sr. Lepper, como apego extremado aos princípios do seu Partido, o Autodefesa. À Esquerda dos Católicos conservadores do DS, que entretanto equilibraram a coligação na Direita com outra força. Não é que os irmãos Kaczynski precisassem de incentivos anti-liberais, simplesmente equaciona-se a hipótese de o novo parceiro de coligação apresentar um rol de exigências no sentido de travar a liberalização económica, quando ela acarrete facturas importantes a pagar pelas pessoas no dia a dia. Até que force o governo, já de si minoritário, a novas eleições. Mas há um contra: com tão solidificada fama de aproveitador, o tiro pode sair-lhe pela culatra.

sustos7 Sustos:

Continuo a gostar do que você escreve, embora me pareça haver alguns princípios em que divergimos. Queria pedir-lhe para ter alguma atenção às gralhas que são o pesadelo de quem escreve.
Meu Caro Xor Z:
muito obrigado pelo apreço. Os meus princípios são os de um monárquico tradicionalista, mas creio que na diversidade de opiniões trocadas estará o ganho bloguístico.
Quanto a essas aves danadas, nada a fazer. A munha digitação é distraidíssima e sempre fui um péssimo revisor de mim, perco o interesse no que escrevi, mal carrego no "enter", salvo se surgem comentários interessantes, como o do Meu Amigo.
Abraço.
Já agora talvez lhe interesse saber que está em fase de publicação digital, pela BN, da Nação Portuguesa. Se estiver interessado em mais pormenores diga.
Estou interessadíssimo. Possuo muitos dos fascículos, mas não a colecção completa.
E, já agora, peço perdão pelo "munha" em vez de "minha" na resposta anterior. Como vê, sou tudo menos mentiroso...
Abraço.
Os números já estão todos digitalizados e serão acompanhados pelo trabalho analítico de cada artigo. Deste último as três primeiras séries já foram entregues. Não sei se já se pode aceder à digitalização da revista. Posso dar-lhe outras informações pois sou uma das duas pessoas encarregues de fazer o trabalho analítica no âmbito de um projecto da UNL.
Meu Caro Xor Z:
Parece-me trabalho a todos os títulos notável. Se quiser ter a bondade de me dar mais alguma informação e não o pretender fazer no blogue, pode escrever-me para este endereço de e-mail:
misantropo_enjaulado@yahoo.com

Muito e muito obrigado.
Forte abraço.
Caro Paulo
Já recolhi o seu mail e dentro de algum tempo enviar-lhe-ei todas as informações disponíveis.
Um abraço.

Add a comment