!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Transitional//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-transitional.dtd"> Calma Penada: Album de Fotografias

Calma Penada


«O optimismo é uma preguiça do espírito». E. Herriot. + «Uma assombração que se preza não pode ser preguiçosa. Buuuh!». O Fantasma do Misantropo.


terça-feira, maio 16, 2006

Album de Fotografias

Sabe-se que as raízes do mal são mais do que muitas e até podem ancorar numa irracionalidade puramente afirmativa do que se quer fazer passar por individualidade, quando mais não é do que ostentação da impunidade. Foi o que Kubrick filmou em «LARANJA MECÂNICA». Mas quais serão as motivações da imortalização fotográfica de sevícias não consentidas? No tristemente célebre caso de Abu Grahib ainda se poderia falar da cumplicidade erótica do casal de carcereiros que formou o núcleo dos mais notórios torcionários, o qual buscaria excitação adicional nos vexames infligidos aos prisioneiros e na revisitação deles. Mas que dizer do caso que fez parar a França, em que uma rapariga de 17 anos foi atraída a um ardil por "um casal amigo", tendo a parte masculina dele e mais quatro indivíduos violado e agredido, com requinte, a vítima e fotografado, com os telemóveis, a proeza? Ela encontrava-se bem bebida e acordou, no dia seguinte, com as marcas no corpo, as roupas esfarrapadas, mas sem memória do sucedido. Entretanto as imagens tinham sido enviadas à família, ao ex-namorado e a toda a roda íntima dela.
Nada parece apontar para vingança, já que nenhuma ruptura difícil parece para tanto apontar. Em relação ao caso da indisciplina militar norte-americana nota-se a diferença de a prioridade da exibição ser dada à vítima, que não aos agressores. De alguma maneira, a conduta destes franceses, dada a elaboração respectiva, e pela exibição para o exterior de que se rodeou, aproxima-se da arte, enquanto a comunhão restrita das imagens dos islâmicos humilhados não ultrapassava a perversão. A ser assim, tenho-a por muito mais perigosa.

sustos0 Sustos:

Add a comment