!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Transitional//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-transitional.dtd"> Calma Penada: A Crise da Leitura

Calma Penada


«O optimismo é uma preguiça do espírito». E. Herriot. + «Uma assombração que se preza não pode ser preguiçosa. Buuuh!». O Fantasma do Misantropo.


terça-feira, maio 02, 2006

A Crise da Leitura

.


Este episódio nunca existiu. D.Quixote lendo a um atento Rocinante. Se o tivesse feito, talvez não tivesse incorrido na loucura de transplantar para a Vida as aventuras das novelas de cavalaria que deglutira. Como também no nosso tempo e lugar, ter a quem possamos dar conta do que lemos e sentimos é condição primeira da manutenção da sanidade psíquica. Mas todos dizem que há falta de leitores. E não há sombra de dúvida de que a azáfama e as exigências profissionais, acrescidas do bulício citadino, não deixam margem para a abundância de ouvintes. É a crise que bate à porta. A mental, claro.

sustos2 Sustos:

"Ter a quem possamos dar conta do que lemos e sentimos é condição primeira da manutenção da sanidade psíquica" - é raro ver esta nossa necessidade de contagiar os outros com o que vamos sendo tão bem expressa.

Votos de muitas leituras (leitores já vi que não faltam)!
Querida Graça:
Obrigadíssimo por tal aprovação na Sensibilidade. Penso que, realmente, o que vamos lendo, na medida que revela, sem falsidades imediatas, o que vamos sendo, é das maneiras mais sólidas de criarmos empatias em que nos apoiemos e que sirvam também a outrem.
Beijinho.

Add a comment