!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Transitional//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-transitional.dtd"> Calma Penada: Do Energético ou do Enérgico?

Calma Penada


«O optimismo é uma preguiça do espírito». E. Herriot. + «Uma assombração que se preza não pode ser preguiçosa. Buuuh!». O Fantasma do Misantropo.


quinta-feira, maio 25, 2006

Do Energético ou do Enérgico?

Raramente tenho concordado com a oratória crivada de consensualismos de José Barroso, mas a aparente intenção de, em matéria de energia, corresponder ao braço estendido da Rússia só pode alegrar-me. Há muito que defendo um incremento do intercâmbio entre a UE e Moscovo, como meio de transformar a Aliança Atlântica em algo diferente da servidão e de conter eventuais avanços sínicos sem depender da mera boa vontade da grande nação asiática. Mas temo que o caminho que se parece querer seguir, o de o liberalizar o sector, não seja o indicado em todas as situações. É compreensível que Bruxelas o queira, porque a força da Europa está nas empresas, enquanto a da Rússia crepita nas matérias-primas. Excelente, enquanto a normalidade imperar. Mas teme-se que em situação de crise a simples actuação do mercado só venha piorar a gravidade da situação. Ultra-liberais gabam-se de ser os Norte-Americanos e são um parceiro importantíssimo do Governo Putin neste ramo da economia, sem que tenham feito exigências de alteração da modalidade de oferta definida.

sustos0 Sustos:

Add a comment