!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Transitional//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-transitional.dtd"> Calma Penada: Mandato Indeclinável

Calma Penada


«O optimismo é uma preguiça do espírito». E. Herriot. + «Uma assombração que se preza não pode ser preguiçosa. Buuuh!». O Fantasma do Misantropo.


sexta-feira, maio 05, 2006

Mandato Indeclinável

Nunca pensei concordar com uma posição do PCP no plano de enformação política, mas subscrevo totalmente a invectiva de Jerónimo de Sousa contra a promiscuidade parlamentar, na terminologia adoptada, mormente no que toca às sociedades de advogados. Penso que quem escolhe representar a Comunidade tem de, em contrapartida, renunciar a representar a comodidade de várias fontes de rendimento do trabalho. Ou tudo, ou nada. Fosse a actividade de deputado exercida a título gracioso, ou simbolicamente agradecida com inócuas senhas de presença,e acharia perfeito que SEXªs. embolsassem o que, dentro da legalidade, conseguissem abichar por fora. Assim é que não, pois, fatalmente se dividirão entre os vários compromissos, com prejuízo para o público que é aquele que todos deve preocupar.
Mas também dou razão à proposta socialista de impedir as substituições injustificadas pelos seguintes colocados das listas. O abuso desta prática tem levado à dissolução da responsabilidade que deve estar presente no vínculo de um eleito aos que o colocaram em São Bento. As coisas só sofreriam melhoramento de vulto com introdução de círculos uninominais a uma volta, abertos a independentes e com desencadear de eleição parcelar em impedimento. Tudo o que dilui em listas é abstracção, logo consagração do vício e impossibilidade de exigir prestação de contas.
Um último ponto: sou, absolutamente, contra a concessão de um subsídio de deslocação aos representantes de um círculo eleitoral que residam noutro, como veio à baila com Raul dos Santos. A própria Constituição se opõe à sua existência, na medida em que diz que os eleitos por cada círculo representam a totalidade do País. Mas mesmo que assim não fosse, o actual regime deveria prever uma ligação efectiva de um político ao seu eleitorado, em vez de facilitar desvios desse ideal.

sustos1 Sustos:

Não nos devemos impressionar demasiado com isso. Franco também elaborou uma tese que era um plano de como ocupar Portugal em poucas horas e, no papel de político, encarnou impecavelmente o lado de Lá da «Amizade Peninsular».
As especulações técnicas militares querem dizer nada na plataforma decisória.

Add a comment