!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Transitional//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-transitional.dtd"> Calma Penada: Palha Ardida

Calma Penada


«O optimismo é uma preguiça do espírito». E. Herriot. + «Uma assombração que se preza não pode ser preguiçosa. Buuuh!». O Fantasma do Misantropo.


sábado, maio 06, 2006

Palha Ardida

Há, pelo nosso burgo, a sensação de que Jack Straw era um joguete dos americanos no que ao Médio Oriente toca, pelo que não deixa de ser irónico que tenham sido os compatriotas do Tio Sam a fornecerem a ocasião para o crime da sua defenestração ministerial. Não já pelo Iraque, em que tivera papel secundário, face ao conjunto protagonismo do PM e do Secretário da Defesa da altura. Sim por, nos últimos tempos, ter vindo a negar peremptoriamente, a intenção e até a possibilidade de os EUA atacarem o Irão, quando eles estão danadinhos para o fazer, para alívio de todos nós.
De nada lhe valeu o calor do relacionamento com a Menina Rice, e tudo deitou a perder o esfriamento da ligação ao Tony de Downing Street, 10. Anunciando transferir, precocemente, a sua lealdade do actual Chefe de Governo para o mais do que esperado Sucessor, Gordon Brown, ficou com um punhado de coisa nenhuma nas mãos. O ainda leader não gostou de que lhe antecipassem o óbito político. E o Chanceler, quer dizer, o responsável pelas Finanças, cauteloso como os escoceses da circunscrição que representa, não se entusiasmou com a adesividade, continuando a ver nele talvez o único rival perigoso que lhe pudesse dar uma facada.
A ex-Secretária do Ambiente, a veterana Sr.ª Beckett é a nova titular dos Estrangeiros. Vem dada como anti-americana e eurocéptica. Veremos se em alguma coisa muda a condução política. Muitas vezes, para negarem a fama que os precedeu, os nomeados tornam a sua acção no contrário do que era esperado. E há outro pormenor: o eurocepticismo e o anti-americanismo, no Reino Unido, não costumam conviver no mesmo cérebro...

sustos0 Sustos:

Add a comment