!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Transitional//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-transitional.dtd"> Calma Penada: Votos e Vidas

Calma Penada


«O optimismo é uma preguiça do espírito». E. Herriot. + «Uma assombração que se preza não pode ser preguiçosa. Buuuh!». O Fantasma do Misantropo.


quarta-feira, maio 03, 2006

Votos e Vidas

Nada teve a ver com a rejeição da pena de morte. Nem com a diferente penalização da tentativa ou do crime consumado. O júri que entendeu condenar Zacarias Moussaoui a prisão perpétua e não à morte, para a qual era requerida a unanimidade, achou, simplesmente, que a participação do inculpado fora relativamente menor e sem conhecimento abrangente de todo o pormenor dos ataques de 11 de Setembro. Uma linha de interpretação pode embandeirar em arco por um júri ter conseguido resistir às pressões das sondagens de opinião que pretendiam ver aplicada a pena máxima, como ao tom desafiante do condenado. Mas é possível opor-se uma força muito maior, que talvez também tenha influído: o visionamento das comunicações televisivas dos leaders da Al Qaeda pode tê-los convencido de estarem todos os autores morais na Ásia. E o repetido bombardeamento com as imagens dos embates dos aviões no WTC tê-los-á feito acreditar que todos os autores materiais pereceram, estando perante um mero cúmplice. Donde, retiro a conclusão que anima a minha velha teima: nada de jurados a decidirem processos criminais. Só alguém com uma preparação e carreira que aumente as imunidades a influências espúrias - um colectivo de juízes.

sustos0 Sustos:

Add a comment