!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Transitional//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-transitional.dtd"> Calma Penada: A Corda

Calma Penada


«O optimismo é uma preguiça do espírito». E. Herriot. + «Uma assombração que se preza não pode ser preguiçosa. Buuuh!». O Fantasma do Misantropo.


domingo, junho 11, 2006

A Corda

De roupas, no caso.
Breve nota dominical sobre os três enforcados de Guantánamo. Estranho muito que hajam posto termo à vida por vontade própria, apesar de poderem ter sido as suas próprias mãos as executoras. Não se trata de anti-americanismo, pois os maiores adversários dos EUA estão a apostar a fundo nessa versão, para fazerem concluir que as condições eram tão desumanas que eles teriam preferido a própria morte. Duvido, porquanto o islão proibe o suicídio e aqui não existe a escapatória do combatente-mártir que, artificialmente tem servido para justificar os bombistas que se fazem explodir. Outro factor foi a proximidade temporal e a identidade de processos, que me parecem difíceis de integrar, psicologicamente falando, em três mortes auto-infligidas por opção pessoal, ocorrendo em celas separadas. Um responsável pelo campo veio dizer que havia uma corrente mística que acreditava terem de morrer três dos prisioneiros, para que os outros fossem libertados. Até poderia acontecer que tivessem sido condenados pelos colegas ou sorteados, no caso de não serem os carcereiros os responsáveis. Mas acho muito pouco provável que se hajam voluntariado para o efeito, por exemplo.

sustos2 Sustos:

Também a mim me cheira a esturro.
História muito mal contadinha.
Abraço.

Add a comment