!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Transitional//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-transitional.dtd"> Calma Penada: A Democracia na América

Calma Penada


«O optimismo é uma preguiça do espírito». E. Herriot. + «Uma assombração que se preza não pode ser preguiçosa. Buuuh!». O Fantasma do Misantropo.


sábado, junho 03, 2006

A Democracia na América

A alocução do Presidente Bush no sentido de instar o congresso a aprovar uma emenda constitucional visando proibir o casamento de homossexuais em toda a Federação vem sendo dada como uma iniciativa para mobilizar a base conservadora, mas não é bem assim. Para começar, a posição sobre a proibição desse matrimónio tem o favor de muitos Democratas e, dentro destes, até de alguns liberais, no sentido americano do termo. Mas não apenas. Há um número significativo de políticos conservadores que se lhe opõem veementemente, por acharem que tal regulação faz parte dos direitos dos estados federados, cuja protecção é um compromisso de honra seu. O próprio Chefe do Estado evoluiu a partir de uma posição que, inicialmente, tinha pontos de contacto com aquela. Tudo por receio de ver um êxodo desproporcionado de cidadãos interessados rumo ao Massachusetts, o estado que já o consagrou, apesar de ter tido o cuidado de não estender essa permissão a não-residentes. Mas para dar o nó há gente disposta a tudo. Entretanto, apesar das maiorias qualificadas exigidas nos três níveis, prevê-se muito mais difícil a passagem no Congresso, especialmente no Senado, do que na ratificação pelos estados-membros. Pelo exposto.

sustos0 Sustos:

Add a comment