!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Transitional//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-transitional.dtd"> Calma Penada: (Sem) Apelo

Calma Penada


«O optimismo é uma preguiça do espírito». E. Herriot. + «Uma assombração que se preza não pode ser preguiçosa. Buuuh!». O Fantasma do Misantropo.


domingo, junho 18, 2006

(Sem) Apelo

Alfred Fabre-Luce dedicou-lhe três livros muito críticos, mas considerava que o apelo gaullista à resistência, feito a 18 de Junho dessa Londres para onde tinha embarcado, era, todavia «um acto nobre». Acertou em ambas as vezes. Mais uma vez o problema estava na pessoa. Partindo do inconformismo com a rendição, depressa passou a gerir as Forças Francesas Livres sem escrúpulo. Ignorou completamente, por ódios pessoais e identificação da causa com o seu ego desmedido, a planificação britânica de uma Vichy na cara da moeda e de uma França Livre na coroa.
.
.


Como mais tarde viria a defender a Algerie Française! enquanto este grito de alma lhe propiciasse o poder, deitando-o ao lixo quando dele já não precisava, apostou-se durante e no termo da II Guerra Mundial em vendettas contra todos os que lhe podiam disputar o mando político-militar. Pétain, certamente. Mas Giroud, contra quem não se poderia falar de entendimentos com os Alemães. Por essas e por outras, Churchill detestava-o, embora, estadista que era, o utilizasse em benefício do seu País. Deu origem ao melhor panfleto político que conheço, o extraordinário «MAURIAC SOUS DE GAULLE», de Jacques Laurent. Também ele viria a encontrar o seu Waterloo, num referendo miserável, sem honra ou glória. Mas foi justiça tardia.

 Posted by Picasa

sustos3 Sustos:

Bem tardia, é verdade. O semanário Rivarol titulava após o referendo: "Morte la bête, mort le venin?"...
Tens o "Journal de la France (1940-44)" de Fabre-Luce?
Abraço.
Se tenho! E se quiseres, empresto-Te as memórias, que são fantásticas. Ali está um Homem, que, bem cedo, após uma experiência desgostante no PPF de Doriot, se deixou de "partidites" e passou a escrever pela sua cabeça, como poucos. E que boa que ela era!.
Ab.
O meu agradecimento profundo a O Condado.
Trata-se de Figura com Luz e Sombras pronunciadas. Mas este episódio prometia integrar a primeira categoria, sem dúvida.
Abraço.

Add a comment