!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Transitional//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-transitional.dtd"> Calma Penada: Quando o Terreno Estava Minado

Calma Penada


«O optimismo é uma preguiça do espírito». E. Herriot. + «Uma assombração que se preza não pode ser preguiçosa. Buuuh!». O Fantasma do Misantropo.


sábado, julho 29, 2006

Quando o Terreno Estava Minado

.


29 de Julho marcou, em 1830, o fim dos Bourbons no trono francês. Se em 1789 a Monarquia já estava inquinada dos vírus absolutista e centralista, seguidamente exacerbados pelo jacobinismo, a Restauração foi dinástica mas não consistiu, como deveria, num restauro da Tradição de que a Coroa e a Revolução tinham, em momentos diversos, apartado a França. Depois de consumada a derrota napoleónica, o regime instaurado cedeu à vontade do estrangeiro russo na outorga de uma Carta Constitucional e, mais tarde, após a ascensão de Carlos, viveu uma mitigação das divisões partidárias, com as diferentes sensibilidades de Viléle, Martignac e Pollignac dividindo-se e enfraquecendo perante a oposição. Transigindo nos princípios não havia mais justificação para um aparato sem realidade correspondente. Estava aberto o caminho para o "Rei-Burguês", Luís Filipe. Do deposto fica a simpatia por um Homem que fortaleceu os seus instintos ao sobreviver a familiares executados e que, por causa da Missão que assumiu, viu um filho assassinado, não tendo, infelizmente, sabido blindar-se doutrinalmente contra as investidas do monstro liberal.

sustos0 Sustos:

Add a comment