!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Transitional//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-transitional.dtd"> Calma Penada: Separação de Águas

Calma Penada


«O optimismo é uma preguiça do espírito». E. Herriot. + «Uma assombração que se preza não pode ser preguiçosa. Buuuh!». O Fantasma do Misantropo.


sábado, julho 15, 2006

Separação de Águas

Mesmo em estados liberais, a população americana vem demonstrando uma consistência, inspiradora das suas legislaturas e tribunais superiores, no sentido de defender o direito de os que enveredam pela via homossexual têm a viver como queiram, desde que não obriguem a comunidade a rever a noção de casamento que edificou. Uma lição para as sociedades europeias, pois ninguém pode acusar de homofobia 45 estados da Federação, que tantos são os que já têm legislação ou iniciativas no sentido de banir matrimónios dentro do mesmo sexo. Nesta semana, também no Nebraska e no Tennessee, os adversários da extensão do himeneu obtiveram importantes vitórias judiciais, embora a mais importante tenha vindo do Massachusetts, onde o mesmo tribunal que determinou, em nome da igualdade, a possibilidade de dar o nó em questão decidiu agora que não ofende a constituição a emenda que venha a estatuir o contrário.
Tudo parece estar a entrar nos eixos como queriam os adversários conservadores do Presidente Bush, por iniciativa dos Estados, sem imposições federais. E todos os olhos se voltam agora para Washington e New Jersey, casos mais complicados do que o dos Kennedy, por não limitarem a residentes o acesso ao estado civil tão almejado pela comunidade homo.

sustos2 Sustos:

De facto, aquilo a que estamos a assitir é o triunfo do que poderíamos chamar a "América profunda", enraizadamente conservador e racista. Os Estados Unidos precisariam de uma novaiorquização de valores. O cosmopolitismo da cidade que nunca dorme e de mais algumas metróples tende a dar uma imagem dos americanos muito mais progressistas, tolerantes e vanguardistas do que a grande mole de facto é. Se somarmos a isto a pouco clara representatividade eleitoral de Bush e a influência da ala "neocon" só poderemos suspirar por uma renovação política nas próximas eleições, enquanto rezamos para que os terroristas (externos e internos) não a inviabilizem. Kill Bush! não vai chegar, terá de haver um Long live... uma alternativa.
Meu Caro Mito, mas se ler com atenção, o que eu escrevi, verá que a oposição ao casamento homossexual está a vingar mesmo nos estados progressistas, Nova Iorque incluído.
Abraço.

Add a comment