!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Transitional//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-transitional.dtd"> Calma Penada: A Suprema Inutilidade

Calma Penada


«O optimismo é uma preguiça do espírito». E. Herriot. + «Uma assombração que se preza não pode ser preguiçosa. Buuuh!». O Fantasma do Misantropo.


quarta-feira, julho 19, 2006

A Suprema Inutilidade

A expressão que titula celebrizou-se quando referida à instituição que é o Vice-Presidente norte-americano, porém há um candidato muito mais forte à designação. É claríssimo que me refiro às forças de interposição da ONU, como aquela, muito superior aos 2000 homens lá destacados, que o Secretário-Geral Anan quer embarcar para o Líbano. Com um deficit de vontade combatente e de instruções precisas que, certamente, ocorreria, perante partes que, essas sim, sabem muito bem quais os seus objectivos e estão cheias de determinação em atingi-los, teríamos sempre de presenciar a dolorosa e caricata situação celebrizada, há uma vintena de anos, noutra entrada israelita no País do Cedro: os capacetes azuis anotando, na fronteira, as matrículas dos blindados de Jerusalém, porque mais não podiam fazer.
Há, todavia, inutilidade maior ainda. A de tentar abrir os olhos cegos que não vêem que se Teerão alguma vez dispuser da bomba nuclear, a entregará de bandeja a um dos vários Hezbollahs que polulam, como aconteceu com os já razoavelmente sofisticados mísseis utilizados no princípio deste conflito.
Mas há palpebras que parecem de chumbo.

sustos0 Sustos:

Add a comment