!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Transitional//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-transitional.dtd"> Calma Penada: A Arte Facilita a Vida

Calma Penada


«O optimismo é uma preguiça do espírito». E. Herriot. + «Uma assombração que se preza não pode ser preguiçosa. Buuuh!». O Fantasma do Misantropo.


domingo, agosto 06, 2006

A Arte Facilita a Vida

.


A 6 de Agosto de 1945 um aparelho americano lançou uma bomba atómica sobre Hiroshima, deixando-a no estado que se vê. O pintor Standish Backus inspirou-se no tema, ao conceber o seu «Jardim em Hiroshima, Outono». Para que se veja como, mesmo filtrada pelo horror que a enforme, uma obra artística é sempre mais tolerável do que a vil realidade. Que, no caso, foi uma opção consciente pela carnificina instantânea e sequelas emergentes, de um poder muito materialista, que temeu não ter o lançamento inicialmente previsto, sobre o Monte Fuji, os efeitos de abatimento suficientes que levassem à capitulação. Há um pormenor agravante: o Imperador Hirohito tinha, dias antes, encetado, por intermédio da URSS, aproximações para a paz. A versão norte-americana atira as culpas para as costas largas de Estaline, por ter arrastado as coisas. Mas o mais certo é que Washington tenha querido testar, num alvo real, a bomba mais estúpida do mundo. Tão grave como o acto foi e é a ausência de remorso.

.

sustos0 Sustos:

Add a comment