!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Transitional//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-transitional.dtd"> Calma Penada: Juízes Desumanos

Calma Penada


«O optimismo é uma preguiça do espírito». E. Herriot. + «Uma assombração que se preza não pode ser preguiçosa. Buuuh!». O Fantasma do Misantropo.


segunda-feira, setembro 18, 2006

Juízes Desumanos

No futebol há renitência em recorrer a sistemas não-humanos de avaliação da legalidade das jogadas por se temer a subordinação do Homem aos meios automáticos, embora eu creia que a verdadeira razão reside no desinteresse que se teme que venha a existir quando se não puder contestar e insultar o árbitro. Na China está a causar polémica que juízes hajam recorrido a um programa de computador para determinar a medida da pena de condenados. Não é uma substituição no julgamento, apenas a automatização de determinar a quantidade de sanção considerando as pevisões legais e as percepções de culpa emanadas do julgador. Choca, contudo, colocar acima de um ser humano uma máquina que lhe determina o futuro, mesmo se obedecendo a outro homem. E, no entanto, este primeiro passo para um pesadelo bladeruneriano foi atacado apenas por os magistrados estarem a incorrer na pecha - esse versão laica do pecado - da preguiça. Ora aí está um argumento de que se não lembraram os adversários da máquina nos campos da bola.

sustos0 Sustos:

Add a comment