!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Transitional//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-transitional.dtd"> Calma Penada: Três Como Tantos

Calma Penada


«O optimismo é uma preguiça do espírito». E. Herriot. + «Uma assombração que se preza não pode ser preguiçosa. Buuuh!». O Fantasma do Misantropo.


quinta-feira, setembro 14, 2006

Três Como Tantos

A oposição às condições de interrogatório dos prisioneiros feitos pelas Forças Armadas Norte-Americanas receberam hoje a oposição do ex-Secretário de Estado Powell e de três Senadores importantes: John Mc Cain, John Warner e Lindsey Graham. Os dois últimos são conservadores de credenciais firmadíssimas e o primeiro, apesar de uma ou outra heterodoxia, vejo-o como um conservador com um ponto na agenda que agradava aos liberais: a reforma do financiamento dos políticos. Não foi eleitoralite, nenhum dos três corre para a reeleição em Novembro. E não creio que tenham razão os que pensam estar McCain a pensar nas Presidenciais de 2008. O que julgo é que terá em mente a sua experiência de prisioneiro de guerra e os maus tratos que lhe foram infligidos pelos vietnamitas. Aliás, os outros senadores envolvidos têm fortes ligações militares: vêm da Virgínia e da Carolina do Sul, dois Estados com muita gente em armas. Warner é presidente do comitê das Forças Armadas do Senado; Graham tem passado no meio jurídico militar.
Numa altura em que ninguém liga aos protestos dos Democratas porque extremistas, ou por se não exprimirem arriscando alienar apoios, são os sectores ligados aos que fazem a guerra que representam a obstrução mais visível aos expeditos interrogatórios da CIA.

sustos0 Sustos:

Add a comment