!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Transitional//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-transitional.dtd"> Calma Penada: Dois Gregos?

Calma Penada


«O optimismo é uma preguiça do espírito». E. Herriot. + «Uma assombração que se preza não pode ser preguiçosa. Buuuh!». O Fantasma do Misantropo.


domingo, outubro 01, 2006

Dois Gregos?


Não, não me refiro à oportunidade de jogarem em simultâneo os dois médios do Benfica. Neste dia de El Greco recordo os dois duvidosos gregos que foram: ele próprio, consagrado como espanhol e São Lucas; o Colaborador Bíblico na pele do Qual se auto-retratou, proveniente de Antioquia, não se conseguindo consenso se seria helenizado apenas culturalmente, ou também em termos étnicos. Seja como for, não foi inocente esta encarnação do Autor na pele do Santo que veio a ser patrono dos Médicos, mas, igualmente dos pintores. E aquilo em que gostaria que atentassem é na inconsciente falta de modéstia do Artista, que confere muito maior profundidade ao olhar de outro retrato que fez da sua pessoa, do que naquele em que enverga a carapaça - e carapuça - do Evangelista. Mas, até por estas cambiantes, um Grande do Pincel. E com uma aura transtemporal!

sustos0 Sustos:

Add a comment