!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Transitional//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-transitional.dtd"> Calma Penada: A Couraça Natural

Calma Penada


«O optimismo é uma preguiça do espírito». E. Herriot. + «Uma assombração que se preza não pode ser preguiçosa. Buuuh!». O Fantasma do Misantropo.


quarta-feira, novembro 29, 2006

A Couraça Natural

.


Dos Génios indiscutíveis que a pintura italiana deu, Giovanni Bellini ocupa lugar maior. Lembro-me de ter tomado contacto com ele e com a família na pouco adiantada adolescência, após uma menção ao número dos Artistas do nome em «Brideshead Revisited». A partir daí fui-me documentando e aprofundando um pouco o conhecimento da obra do maior desta fecunda parentela. Este quadro, de temática não-hagiográfica, é um dos meus preferidos: «A Falsidade» parte da quádrupla alegoria. Apesar de o saber objecto de interpretações desencontradas, sempre me deixei ir no suave embalo da especulação sobre onde encontrar a concha que transmitisse aos mais aptos dos humanos a virtude da resistência à pequena traição de cada dia, tão enraizada como fera rampante ao virar de cada esquina. Foi num 29 de Novembro que o sagaz retratista desta ânsia de ultrapassar a vulnerabilidade, sem a artificialidade da desconfiança, nasceu.

sustos2 Sustos:

Querido Paulo
Resistir, resisto,mas normalmente com sofrimento; depois vêm de onde menos se espera.
Beijinho
Querida Marta:
Claro que o inesperado da proveniência magoa a dobrar. mais uma razão para buscarmos a concha...
Beijinho.

Add a comment