!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Transitional//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-transitional.dtd"> Calma Penada: Fastos e Fatuidades

Calma Penada


«O optimismo é uma preguiça do espírito». E. Herriot. + «Uma assombração que se preza não pode ser preguiçosa. Buuuh!». O Fantasma do Misantropo.


quinta-feira, novembro 09, 2006

Fastos e Fatuidades

.
Quer a eterna brincalhona que é a História que no mesmo dia 9 de Novembro tenham ocorrido na Alemanha, com cinquenta e tal anos de diferença, dois eventos que exploravam o anúncio da unidade de um Povo, acentuando, no entanto as diferenças entre os seus membros. Nos anos 1930´s uma sucessão de equívocos levou um activista judeu a protestar contra o Nacional-Socialismo matando um diplomata germânico que se opunha àquele e milhares de pessoas a reagirem, na célebre Noite de Cristal, contra esse acto individual, atacando as pessoas e os bens de muitos inocentes hebreus que nada tinham a ver com o caso.
No fim dos anos oitenta foi o momento que uma geração como a minha, criada na Guerra Fria, nunca acreditou que viesse a testemunhar, com o derrubamento do Muro de Berlim. Em nome da Unificação das duas metades alemãs, vieram todos os habitantes da parte oriental disponibilizar-se a sofrer o impacto de uma economia para a qual não estavam preparados, num sacrifício impar, querendo sentir extintas as separações físicas da sua Nação. Os apartamentos em sede de problemas sociais, contudo, apesar do enorme esforço, acentuam-se a olhos vistos. E a Espécie Humana não suporta demasiada espiritualidade...
Mas no conteúdo voluntário da segregação está toda a diferença da consequência destes eventos.

sustos2 Sustos:

Infelizmente, nunca corre tudo bem.
Mas é um exemplo. apesar de tudo, que nos dá uma esperança nos povos. Mais cedo ou mais tarde escolhem!
Beijinho.
Não sou tão optimista, Querida MFBA. Só se mexem quando o poder é fraco e... por sê-lo, muitasvezes não cuidando de saber se é ou não justo.
Beijinho.

Add a comment