!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Transitional//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-transitional.dtd"> Calma Penada: O Terrível da Santidade

Calma Penada


«O optimismo é uma preguiça do espírito». E. Herriot. + «Uma assombração que se preza não pode ser preguiçosa. Buuuh!». O Fantasma do Misantropo.


segunda-feira, novembro 13, 2006

O Terrível da Santidade

.


Dia do Nascimento de Santo Agostinho. Grande filósofo, escritor e Santo, deixa, contudo o travo amargo da exageração dos conversos que atestasse o abandono da preenchida vida sexual que antecedera. Isso era o menos; mas ao estender o Pecado Original da desobediência à concupiscência do casal Adâmico, viria a ser o responsável por uma transmissão exagerada da carga maligna de que a paulatina construção dogmática em contrário só se livrou neste mesmo ano, com a proscrição das concepções do Limbo. Fiquemos com «A Conversão de S.A.», de Gérard de Lairesse.

sustos2 Sustos:

Querido Paulo
Esperei mais um ano para fazer a 1ª Comunhão, por no colégio defender a terrível injustiça do Limbo. Calei-me mas não me convenceram.
Beijinho
Querida MFBA:
Mas a perseverança dessa noção deve-se muito ao excesso de zelo das bases católicas, pois Roma nunca o ergueu como dogma e, na maior parte do tempo, tentou combatê-lo como substancia maior do que uma imagem da tristeza pela relativa distância de Deus na ausência do Baptismo.
Beijinho.

Add a comment