!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Transitional//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-transitional.dtd"> Calma Penada: Prolongar o Martírio

Calma Penada


«O optimismo é uma preguiça do espírito». E. Herriot. + «Uma assombração que se preza não pode ser preguiçosa. Buuuh!». O Fantasma do Misantropo.


sábado, novembro 25, 2006

Prolongar o Martírio

.

Pena, muita pena, que a lenda de Santa Catarina de Alexandria esteja a perder terreno, por força da espalhada teoria de que será uma versão cristã de Hipátia e pelas dúvidas alimentadas pela própria Hierarquia Católica. Porque a Sábia que vencera, convencera e convertera 50 eruditos, após discussão teológica, recusara o casamento com o o Imperador Maximino na imagem a seus pés, miraculosamente resistindo ao tormento das rodas que, partindo-se, teriam, com pedaços disparados em várias direcções, morto uns quantos sanguinários que se preparavam para saborear o espectáculo e resistira à fome suspensa numa gaiola, porque alimentada por uma pomba, reunia para além da Fé e do Saber, as influências da Justiça e da Paz que formam o quarteto das virtudes que, com a lealdade, mais prezo. Por isso os Livreiros a continuam a preferir como Patrona aos benquistos pelas autoridades eclesiásticas São Jerónimo e São Lourenço. Os Advogados Lhe lançam olhares, apesar da oficialidade de S. Ivo. E os Filósofos, os Teólogos, as Estudantes e as Virgens não a esquecem.
Um ditado francês diz em rima que chegados ao dia Dela, este 25 de Novembro, se afere o rigor do Inverno: se fizer frio, a invernia será rigorosa. Devo dizer que pela primeira vez neste mês coloquei um agasalho, por casa.

sustos2 Sustos:

Querido Paulo
Pensei que tinha ído a um casamento que aí, São João do Estoril, houve numa das moradias junto ao mar, daquelas com praia privativa...
Beijinho
Querida Marta:
Não, apesar de dever ter sido muito perto de mim, que a minha pobre cabana fica a uns 200m da praia, que não pode, constitucionalmente, ser privativa. Há, no entanto, uns palacetes que têm acesso directo a ela.
Beijinho.

Add a comment