!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Transitional//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-transitional.dtd"> Calma Penada: O Princípio do Sonho

Calma Penada


«O optimismo é uma preguiça do espírito». E. Herriot. + «Uma assombração que se preza não pode ser preguiçosa. Buuuh!». O Fantasma do Misantropo.


quinta-feira, dezembro 28, 2006

O Princípio do Sonho

.



Dos Sete Pecados Capitais a Preguiça sempre foi o meu preferido, porque, não constando da linha inicial, sempre o assimilei ao suplente que entra para resolver o jogo. O titular era a Acedia, com tudo o que implica de obstáculo a tomadas de posição, nunca tendo por cá abundado. A Preguiça, que a substituiu, é a própria base da condição onírica, sem a qual não nos podemos melhorar, bem como da disponibilidade, em cuja ausência os outros não podem pegar para as trocas de afecto.
Salvo um qualquer monstro, acredito que François Hertel estava coberto de razão quando dizia que «no fundo aqueles que se acreditam laboriosos não passam talvez de preguiçosos que se ignoram». Pelo que a representação gráfica deste estado de espírito e de corpo, da autoria de Félix Vallotton, nascido a 28 de Dezembro, com as duas Perfeições Maiores do Mundo, a Mulher e o Gato, encontrando o momento para se acariciarem e, imagina-se, ronronarem, é não pequena imagem da utopia suprema da Concórdia.

sustos6 Sustos:

Querido Paulo,
Tem razão: preguiça e pecado são nomes feios que os que têm inveja (outro pecado, esse bem aplicado) deram ao ócio. E que falta me fazia um ociozinho agora...
Não, caro amigo, a razão é outra...
:)
Um beijinho e votos de Bom Ano!
Também para a Querida Xantipa, um 2007 com tudo o que queira e com uma coisa que queremos: muita produção em «A Senhora Sócrates».
Beijinho.
Não há nada melhor. Pratico afincadamente ao fim de semana.
E à noite, as minhas horas predilectas.
Beijinho
Se tiver algum problema com aquela história dos videos, diga por favor.
preguiça é pecado, mas jiboiar não é, e o efeito pode ser o mesmo

:)

Bom 2007
Querida Marta:
E estamos a entrar nele. Força na prática, hihihihi. Mas não deixe de comentar aqui...

Olhe que não recebi o Seu "e-mail", Querida Amiga. Só o da Teresa como Intermediária. E não consegui fazer nada com ele.

Meu Caro Papo-Seco:
«Jiboiar» está genial. Faz-nos sentir grandes, com toda aquela voluptuosa sinuosidade que evita a opressão de obedecer à regra segundo a qual o trajecto mais rápido entre dois pontos é um segmento de recta... o trabalho, enfim.
Beijinho e abraço.
Óptimo ano, também.

Add a comment