!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Transitional//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-transitional.dtd"> Calma Penada: Oceanos Interiores

Calma Penada


«O optimismo é uma preguiça do espírito». E. Herriot. + «Uma assombração que se preza não pode ser preguiçosa. Buuuh!». O Fantasma do Misantropo.


segunda-feira, dezembro 18, 2006

Oceanos Interiores

.


Aniversário de Paul Klee. Trago, dele, «Contos de Fadas». As fadas são nas tradições mitológicas que mais as desenvolveram uma realidade ambivalente, que pode ser muito nociva ao Homem. O nosso desesperante optimismo, porém, reinventa-as, reduzindo-as às fadas boas, nas histórias que contamos às nossas crianças. Assim as figuras presentes neste trabalho, para mim desde sempre assimiladas ao plancton sem o qual não podem viver os nadadores das profundezas mentais que todos somos, a menos que optemos por morder os iscos que anzóis matreiros nos propõem. É à salvaguarda da nossa sanidade, que nos garante uma subsistência sem nos deixar enredar nas artes que nos percam que assimilo este quadro sedutor.

sustos4 Sustos:

Querido Paulo
Temos mais facilidade em chamar bruxas às fadas más. Em todo o caso, na Bela Adormecida aparece a Fada Má que é a 4ª a aparecer e não foi convidada.
Beijinho
E, Querida Marta, a Morgana, meia-irmã do Rei Artur, outro esxemplo clássico.
Beijinho.
Querido Paulo
No meu imaginário Morgana foi inicialmente boa e a malvadez, pensava ela. a bem do rei e do reino. Foi com ela que aprendi cedo, que os meios não podem justificar os fins.
beijinho
Mas, Querida Marta, também havia uma vontadezinha de se içar ao poder, com Mordreed interposto...
beijinho e concordância total, quanto aos meios.

Add a comment