!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Transitional//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-transitional.dtd"> Calma Penada: ONUS

Calma Penada


«O optimismo é uma preguiça do espírito». E. Herriot. + «Uma assombração que se preza não pode ser preguiçosa. Buuuh!». O Fantasma do Misantropo.


quarta-feira, janeiro 03, 2007

ONUS

.

Já aqui tinha expresso a minha preocupação com a situação do Sul sudanês, em que uma população inteira tem sido sujeita à fome perpetrada ou consentida pelo Norte muçulmano. Sabe-se como aquela pobre gente, muita dela cega devido à desnutrição, precisava da ajuda internacional para ter alguma parca hipótese de coontinuar a boiar na superfície terrena. Mas uma vez mais as forças que a ONU para lá destacou não se terão portado com a dignidade mínima que uma missão de socorro exigiria, forçando alguns dos seus membros, sexualmente, crianças da região. Claro que pode ser uma acusação inventada por Cartum para não aceitar mais forças das Nações Unidas no seu teritório. Porém, no longo historial e abusos da dos funcionários e militares ao serviço da Organização, o ónus da prova, não penalmente, mas em termos de credibilidade, compete a Nova Iorque. E seria bom pensar em mudar o figurino deste tipo de expedicionários, escolhendo poucos países cujas autoridades militares pudessem actuar criminalmente, em vez de nomear dezenas deles para cada operação, com os apuramentos de culpas a perderem-se em inquéritos intermináveis e inconclusivos. Nesta martirizada região estão representadas mais de 70 Nações!

sustos2 Sustos:

Querido Paulo
É uma verdadeira tristeza.
Mas os "civilisados" têm feito pior e não têm sido castigados. Escolhem um, para servir de bode expiatório, e deixam por castigar todos os outros.
beijinho

PS: recebeu, desta vez, o mail que lhe enviei?
Querida Marta:
Recebi, sim, mas ainda falta uma segunda parte, não?
Só por isso ainda não agradeci.
Quanto ao problema, claro que são selvagens que passam por civilizados os responsáveis pelo facto de a cura ser aproximável da doença, naquela infeliz região.
Beijinho.

Add a comment